Principal > Dicas de Leitura

Dicas de Leitura

 

OS RISCOS : O homem como agressor do meio ambiente!!
Autor: Veyret, Yvette
Editora: Contexto
Sinopse: O risco, objeto social que se define como a percepção do perigo, da catástrofe possível, vem adquirindo lugar de destaque nas sociedades. Para o homem, vítima e agressor do meio ambiente, prevalece um imento de insegurança, alimentado pelo próprio progresso da segurança.

Uma verdade inconvenienteUMA VERDADE INCONVENIENTE!!
Autor: Al Gore
Editora: Manole
Sinopse: A obra apresenta, de forma didática e envolvente, o resultado de toda uma vida dedicada à questão do ambiental, cada vez mais inadiável. Com base em pesquisas realizadas por especialistas e instituições de renome, e compilando dados e exemplos no mundo inteiro, Al Gore produz uma obra eficaz de alerta sobre o aquecimento global. Narra também parte de sua trajetória de vida, focando os pontos-chave que o fizeram voltar a atenção para o ambiente.
Uma verdade inconvenienteSABER AMBIENTAL: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade e Poder
Autor: Enrique Leff.
Editora:
VOZES. 2007. 343 p.
Sinopse: Este livro é um olhar para a emergêmcia e consciência de um saber que ressigmifica as concepções do progresso, do desenvolvimento e do crescimento e dos limites, para configurar uma nova racionalidade social, com ressônimos no campo da produção e do conhecimento, da política e das práticas educativas.
Uma verdade inconvenienteTERRA DE PROMISSÃO - uma introdução à eco-história da colonização do Rio Grande do Sul. Autores: Sílvio Marcus de Souza Correa e Juliana Bublitz. Editora: EDUNISC. 2006. 142 p. Sinopse: Na presente obra, a apropriação da natureza sulina através dos vários grupos de colonização é objeto de uma sólida análise. A questão ambiental é tratada em suas conexões com a dimensão do econômico e social,abordagem que torna o texto ainda mais interessante. A barbárie (natureza) devia ser derrotada pela civilização (colonização por europeus). O saldo desse embate está aqui colocado como importante contribuição aos interessados e estudiosos do tema.
Dica de leituraA PRODUÇÃO DE TABACO: impacto no ecossistema e na saúde humana na região de Santa Cruz do Sul/rs. ETGES, Virgínia E. e FERREIRA, Marcos A. F. Esta obra traz os resultados de uma investigação interdisciplinar e interinstitucional sobre o impacto da cultura do tabaco no ecossistema e na saúde humana na região de Santa Cruz do Sul/RS, realizada entre os anos de 2000 e 2003, com apoio financeiro do International Development Research Centre – IDRC, do Canadá. A análise do processo de cultivo do tabaco, marcado por exaustivas jornadas de trabalho e pelo intenso uso de agrotóxicos, e do processo de comercialização do mesmo, caracterizado pelo baixo preço pago aos produtores, são alguns dos aspectos abordados nesta coletânea.
Dica de LeituraPODER DOS TRÓPICOS. VIDAL, J. W. Bautista / VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. Esta obra trata das duas principais crises internacionais - a energética e a ecológica, intimamente interligadas. No caso brasileiro, essas questões ganham dimensões abrangentes não somente pelo fato de sermos o grande continente tropical do planeta, mas também por envolver uma nova concepção civilizatória. Com o colapso do petróleo, as soluções vindas dos trópicos dão ao Brasil tremenda responsabilidade operacional, ética e de poder. A isso se contrapõe a gravíssima alienação energética da cultura brasileira. O sol tropical, origem desse poder, que ganha dimensões cruciais com a crise dos combustíveis fósseis, é malvisto pela tradição colonial brasileira.
ÉTICA AMBIENTAL
JUNGES, José Roque. 2004. Buracos na camada de ozônio, aumento gradativo da temperatura, degelo das calotas polares, mutações climáticas, desaparecimento de espécies vegetais e animais, são muitos os problemas que ameaçam nosso ecossistema. Em contrapartida, também crescem a consciência e a sensibilidade ecológicas. Em 'Ética ambiental', José Roque Junges escreve a respeito do paradigma ecológico e defende a necessidade de uma resposta ética, e não apenas procedimentos técnicos, para a solução dos problemas ambientais.
A ÁGUA NO SÉCULO XXI - ENFRENTANDO A ESCASSEZ
TUNDISI, José Galizia. Neste livro discutem-se os aspectos econômicos dos usos múltiplos e do ciclo das águas, as relações entre saúde humana e a qualidade das águas e a necessária organização institucional e gerencial para fazer frente às demandas, às crises de abastecimento e aos conflitos nacionais e internacionais. O texto permite uma visão conjunta e atualizada dos recursos hídricos, constituindo, sem dúvida, excelente contribuição para o conhecimento atual sobre o assunto.
GESTÃO DAS ÁGUAS NO BRASIL: REFLEXÕES, DIAGNÓSTICOS E DESAFIOS de Wilson Cabral de Sousa Júnior. A obra é resultado da pesquisa de doutoramento do autor junto à Universidade Estadual de Campinas, e apresenta uma reflexão sobre os fatores sociais e econômicos que ainda nos impedem de implementar mecanismos e instrumentos mais eficientes de gestão das águas, assim como os desafios institucionais deste processo.
O ATLAS DA ÁGUA
Este livro trata de assuntos como escassez, exploração de águas subterrâneas, desperdício, secas e inundações, conflitos comerciais e internacionais, tratamento e conservação, entre outros. Traz ainda mapas com a distribuição das águas em todo o mundo, faz uma análise de áreas de risco e oferece páginas exclusivas sobre o panorama brasileiro. Mostra-se como fonte essencial de informações sobre os Recursos Hídricos.
CONSERVAÇÃO DE NASCENTES
- Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrográficas de Cabeceiras. VALENTE, Osvaldo Ferreira e GOMES, Marco Antônio, 2005. Este livro procura destacar com base na experiência dos autores, tanto princípios hidrológicos aplicados a pequenas bacias hidrográficas, quanto técnicas de conservação apresentadas em forma de alternativas de manejo, facilitando a elaboração de roteiros ou planos de recuperação da produtividade de água de pequenas bacias hidrográficas ou de cabeceiras.
GESTÃO DAS ÁGUAS - PRINCÍPIOS E PRÁTICAS
CAMPOS, Nilson e STUDART, Ticiana. Este livro objetiva proporcionar uma ferramenta aos profissionais, contribuindo para o entendimento e a solução de problemas, relacionados aos recursos hídricos, tratando desde os novos paradigmas de gestão à aspectos legais de uso das águas.
GESTÃO AMBIENTAL DE ÁREAS DEGRADADAS
ARAUJO, Gustavo Henrique de Souza; ALMEIDA, Josimar Ribeiro; GUERRA, Antonio José Teixeira, da Editora Bertrand Brasil. Este livro procura destacar uma gama bem variada de assuntos, que vão desde o papel da Geomorfologia no diagnóstico das áreas degradadas, passando pelo papel da Bioengenharia na recuperação dessas áreas atingidas, princípios da estabilização biotécnica, até os novos desenvolvimentos e futuras orientações na estabilização das encostas.
 CONSERVAÇÃO E REÚSO DA ÁGUA
O manual "Conservação e reúso de água", lançado pela Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e ANA - Agência Nacional de Águas, orienta o setor industrial na implantação de programas de conservação e reutilização de água, insumo básico de produção. Com o guia, empresários, sindicalistas, técnicos do setor de recursos hídricos e funcionários de áreas técnicas de diversas indústrias vão obter informações para auxiliar na identificação, avaliação e implantação de procedimentos e/ou tecnologias adequadas para otimização do uso do mais precioso dos líquidos na indústria.
ENSINANDO A CRIANÇA A AMAR A NATUREZA
Os autores colocam neste livro a sua experiência de 30 anos de trabalho com crianças e com jovens na busca de uma formação voltada à harmonia ao respeito e à construção de uma participação crítica e ativa na sociedade através das atividades lúcidas. Neste livro contém atividades relacionadas aos objetivos e aos conteúdos dos Referenciais Curriculares Nacionais para o Ensino Infantil e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, no tocante ao tema transversal: Meio Ambiente. Autor: Dohme, Walter; Dohme, Vania D'angelo. Editora: Informal Editora
ELEMENTOS PARA CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Como nenhuma outra área do conhecimento humano, as questões ambientais vieram a suscitar nas sociedades, pelas conseqüências de suas atividades econômicas sobre os sistemas econômicos e naturais. Esta obra traz decisões procedimentos e mudanças de paradigmas para desenvolvimento sustentável
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PESQUISA E DESAFIO
de Michèle Sato e Isabel Carvalho, trás consigo um diálogo com várias áreas de conhecimento, inclusive com os saberes populares, sendo, através da colaboração de diversos autores que esta obra abarca as transformações necessárias para a inclusão social e a justiça ambiental.
AQÜÍFERO GUARANI: A verdadeira integração dos Países do Mercosul
de Nadia Rita Boscardin Borghetti, José Roberto Borghetti e Ernani Francisco da Rosa Filho. A obra trata do Aqüífero Guarani - formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis que armazena água em seus poros - é um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo, cobrindo uma superfície de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Ele está inserido na Bacia Geológica Sedimentar do Paraná, localizada na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, constituindo-se na principal reserva de água subterrânea do América do Sul. O trabalho é fruto da associação de conhecimentos de três pesquisadores inquietos e preocupados com o advento de uma crise mundial de água.
INUNDAÇÕES URBANAS NA AMÉRICA DO SUL
Este livro trata sobre os principais problemas das inundações urbanas, suas causas e impactos que são gerados principalmente devido a impermeabilização do solo, aumento da urbanização e suas conseqüências, como volume de resíduos sólidos e esgotamento sanitário. Traz ainda propostas de controles sustentáveis para este problema que torna-se cada dia mais freqüente nos grandes centros urbanos.
USO INTELIGENTE DA ÁGUA
é uma obra onde o autor Aldo da Cunha Rebouças mostra que há várias maneiras de se usar a água de forma correta, que a abundância no Brasil não autoriza o desperdício e muito menos o descaso. A obra discute formas eficientes de usar a água disponível, pois não se trata apenas de conseguir mais água, mas sim, de usar da que dispomos com inteligência. o autor nos dá um apanhado geral sobre o tema, definindo conceitos, localizando problemas e fornecendo soluções que podem ser resumidas no título da obra - 'Uso inteligente da água”.
SABER CUIDAR
Este livro procura detalhar o cuidado em suas várias concretizações - cuidado com a Terra, sociedade sustentável, corpo, espírito, grande travessia da morte. A ótica do cuidado funda uma nova ética, compreensível a todos e capaz de inspirar valores e atitudes fundamentais para a fase planetária da humanidade
ECONOMIA DE ÁGUA: PARA EMPRESAS E RESIDÊNCIAS
São freqüentes as campanhas para economia de água, porém o resultado é muito pequeno. O livro mostra a necessidade de consertos de vazamentos nas ruas, casas, educação pública, redução de pressões de água nas ruas, uso de aparelhos que economizem água. Apresenta medidas econômicas, as convencionais e não convencionais como o aproveitamento da água de chuva, desalinização, tratamento de águas servidas.
REÚSO DE ÁGUA
dos autores Pedro Caetano Mancuso e Hilton Felicio dos Santos, destina-se a agregar conhecimentos essenciais ao atendimento e aplicações do reúso de água, de modo a permitir que profissionais e todos aqueles que se interessam por este tema, desenvolvam estudos e projetos. As bases conceituais, indispensáveis ao adequado entendimento dos termos e definições relacionadas ao reúso de água, são apresentadas e desenvolvidas para reúso potável, reúso não potável, reúso para manutenção de vazão de cursos d'água, reúso para aqüicultura e reúso para recarga de aqüíferos subterrâneos.
CONEXÕES CULTAS
Fritjof Capra desenvolve uma compreensão sistêmica e unificada que integra as dimensões biológica, cognitiva e social da vida e demonstra claramente que a vida, em todos os seus níveis interligada por redes complexas.
COMITÊ PARDO
Sede: Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
Av. Independência, 2293, Bloco 27, Sala 2700, Santa Cruz do Sul – RS – CEP 96815-900
Fone/Fax: (51) 3717-7460 – E-mail: comitepardo@unisc.br